A Palavra de Deus é viva e poderosa - é a história escrita da Palavra Viva!
A Palavra de Deus nos traz boas notícias a serem contadas para todas as pessoas, desde os nossos vizinhos até aos povos mais distantes. É o guia indispensável de missões pelo mundo a fora. Não há nada mais importante para as crianças do que guardar essa Palavra em seus corações!
Esta seção começa com o tema bíblico - A Grande Comissão. Como essa é a base para toda a atividade missionária, seria um lembrete eficaz colocá-lo num local onde fosse visto facilmente. Faça referências a essa passagem com freqüência para ajudar as crianças a fazer a conecção entre a palavra de Deus e a ênfase no trabalho missionário.
Também há uma seleção de versículos bíblicos listados em ordem do mais simples ao mais complexo. Escolha memorizar ou a passagem bíblica "tema" ou a série de versículos diários. Tenha isso como hábito, fazendo parte de seu programa. Faça um cartaz com a passagem bíblica ou o versículo a ser memorizado em largas e claras letras. Isso ajudará as crianças durante o jogo diário - "Momento de Memorizar", fazendo com que lembrem melhor o versículo.
I. Passagem Bíblica:
Tema: Mateus 28:18-20
II. Versículos bíblicos para memorizar:
Esses versículos estão listados em ordem, do mais simples ao mais complexo, para ajudá-lo a escolher o mais apropriado para o seu grupo.
Mateus 28:19
Marcos 16:15
Atos 22:15
Isaías 43:10
Salmos 108:3
Romanos 1:16
Deuteronômio 15:11
I João 4:14, 15
João 3:16
Atos 1:8
Jogos:
Idade: Primário
Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.
Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. espalhe essas folhas misturadas no chão.
JOGO
As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.
Repita o que eu digo:
Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
JOGO
Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem. Pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três, etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.
Passe a palavra
Idade: Todas
Materiais: Cartões de índice, pincel atômico, rádio com fita cassete ou cd para música.
Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se o verso for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.
JOGO
Coloque as crianças sentadas em círculos e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, elas vão passando os cartões para a criança ao lado. Quando a música pára, as crianças que estiverem segurando o cartão lêem o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.
01 · Dia Internacional da Luta contra a AIDS 01 · Dia do Imigrante 01 · Dia do Numismata 02 · Dia Nacional do Samba 02 · Dia da Astronomia 02 · Dia Pan-americano da Saúde 02 · Dia Nacional das Relações Públicas 03. Dia Internacional do Portador de Deficiência 04 · Dia da Propaganda 04 · Dia do Pedicuro 04 . Dia do Orientador Educacional 08 · Dia Mundial da Imaculada Conceição 08 · Dia da Família 08 · Dia da Justiça 09 · Dia da Criança Defeituosa 09 · Dia do Fonoaudiólogo 09 · Dia do Alcoólico Recuperado 10 · Declaração Universal Direitos Humanos
10 · Dia Internacional dos Povos Indígenas 10 · Dia Universal do Palhaço 11 · Dia do Arquiteto 11 · Dia do Engenheiro 13 · Dia do Cego 13 · Dia do Marinheiro 13 · Dia do Ótico 13 . Dia de Santa Luzia 13 . Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia 14 . Dia Nacional do Ministério Público 16 · Dia do Reservista 18 . Dia do Museólogo 20 · Dia do Mecânico 21 · Dia do Atleta 22 · Início do verão 23 · Dia do Vizinho 24 · Dia do Órfão 25 · Natal 26 · Dia da Lembrança 28 · Dia do Salva-vidas 31 · Dia de São Silvestre 31 · Reveillon
Gn.14:14-16 – Abrão e Ló
Rt. 1:16-17 – Ruth e Noemi
I Sm.15:35; 16:1 – Samuel e Saul
I Sm.18:1-4; 20;23:16-18; II Sm.1:17-27; 9:1-13 – Davi e Jônatas
I Sm.22:23 – Davi e Abiatar
II Sm.10:2 – Davi e Naás
I Reis 5:1 – Davi e Hirão
II Sm. 15:32-37;16;17:1-22 – Davi e Husai
II Sm.15:19-21 – Davi e Itai
Dn. 2:49 – Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego
Lc.10:38-42; Jo 11:1-46 – Maria, Marta, Lázaro e Jesus
Mt.27:55-61;28:1-8;Lc. 24:10; Jo 20:11-18 – Marias, José de Arimatéia e Jesus
At.1:1 – Lucas e Teófilo
01 · Dia de Todos os Santos 02 · Dia de Finados 03 · Dia do Cabeleireiro 03 · Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930) 04 · Dia do Inventor 05 · Dia da Ciência e Cultura 05 · Dia do Cinema Brasileiro 05 · Dia do Radioamador e Técnico Eletrônica 07. Dia do Radialista 08 · Dia Mundial do Urbanismo 08 . Dia do Radiologista 09 · Dia do Hoteleiro 10 · Dia do Trigo 11 · Dia do Soldado Desconhecido 12 . Dia do Diretor de Escola 12 · Dia do Supermercado 14 · Dia Nacional da Alfabetização 15 · Proclamação da República 16 · Semana da Música 17 . Dia da Criatividade 18 . Dia do Conselheiro Tutelar 19 · Dia da Bandeira 20 · Dia do Auditor Interno 20 · Dia Nacional da Consciência Negra 20 . Dia do Esteticista 20 . Dia do Biomédico 21 · Dia da Homeopatia 21 · Dia das Saudações 22 · Dia do Músico 25 · Dia Nacional do Doador de Sangue 27 . Dia do Técnico da Segurança do Trabalho 28 · Dia Mundial de Ação de Graças
Mas somente em 1960, quando a empresa Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar suas vendas, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas de brinquedos.
1ª) CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.
2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.
3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.
4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.
5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.
6ª) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.
Consagração quinta e sábadoem favor da festa e da vida das crianças.
Peça que faremos:
A MENTIRA
Representação de uma situação de desobediência que poderia se agravar para uma mentira se não fosse a intervenção de uma menina que tanto alertou após ter ouvido a “voz da consciência” como mostrou que nem Deus e nem os pais se agradam quando camuflamos os nossos erros e pecados. A conclusão foi o arrependimento da amiga que cometeu a travessura e do menino que a aconselhava a escolher o caminho da mentira para escapar do castigo
Amiga: Oi, amiguinha! Que bom vê-la! Preciso muito falar com você!
Menina: O que aconteceu ?
Amiga: Lembra aquele dia que você foi à minha casa e eu te mostrei que a minha mãe tem um vaso bem bonito, que ela gosta muito ?
Menina: Ah, sei. Um vaso bem grande, colorido. Si, sei...
Amiga: Buááá...
(Entra em cena um menino)
Menino: Meu Deus! Que choradeira é essa?
Menina: O que foi ? Por que você está chorando ?
Menino: É, por que você está chorando.
Amiga: É que eu quebrei o vaso! E a minha mãe vai me bater! Buááá!
Menina: Ai, tadinha de você. Coitadinha mesmo. Ela vai bater em você mesmo.
Amiga: Buááááááaa!
Menino: Não, não, não fique assim. A gente tenta resolver de uma maneira que ela não vai descobrir.
Amiga: Mas como? Ele está todo quebrado. Como é que faz pra consertar isso?
Menina: Conte a verdade.
Menino: Não, a verdade não! Ela vai bater em você.
Amiga: Buáááá! Viu? Eu sei disso.
Menino: Vamos colar o vaso? E aí a gente pinta ele e ela nem vai ver.
Menina: Não, amiguinha, não o escute. Você tem que falar a verdade.
Amiga: Ai, que dúvida. Estou com medo dela... Ai... Hummm... Eu vou pegar o vaso e vou trazer pra vocês.
Menino: Isso, vai lá!
Menina: Menininho, que coisa feia que você está pedindo pra ela fazer. (ao público) Não pode mentir, né, criançada? É feio mentir, né? (ao menino) Viu? Até eles sabem.
(A amiga volta).
Amiga: Olha, está aqui, ó? Olha como ficou! Ela vai me bater.....Buáááá!
Menino: Chega de chorar, chorar... Vamos tentar resolver isto
Amiga: Mas será que vai dar certo?
Menina: Não vai. Isso que vocês estão fazendo é feio e errado. E eu não vou ficar aqui, pois não quero não fazer parte dessa coisa feia. Tchau!
Menino: Vai, vai... Pode ir! Eu fico aqui ajudando ela.
Menina: Ajudando ? Ajudando uma coisa errada desta? Tchau!
Amiga: Você não é minha amiga assim.
(A menina sai).
Menino: Eu vou precisar de algumas ferramentas. Espere aqui que eu já volto.
Amiga: Tá.... (ao público) Sabe, eu quebrei este vaso, da minha mãe. Xiiiii! Ela não pode saber, porque senão ela vai brigar comigo e vai me bater. Eu estou com medo de contar a verdade pra ela.
Menino: Voltei! vamos lá... Olha, ela não vai notar a diferença, vai ficar igualzinho.
Amiga: Por que a menininha foi embora tão braba?
Menino: Ah...Não sei.
Amiga: Só porque nós vamos concertar o vaso e a minha mãe nem vai saber .
Menino: Ah, não liga pra ela... Olha, estou quase terminando.
(Menina volta correndo eufórica).
Menina: Amiguinha! Amiguinha!
Amiga: O que foi ?
Menina: Eu falei para minha mãe sobre isso. Sabe o que ela disse?
Amiga: O quê, o quê?
Menina: Ai... Deixa eu respirar.
Amiga: Fala logo!
Menina: Ela disse assim: que Deus manda a gente falar a verdade. Disse também que Deus está vendo tudinho o que vocês estão fazendo!
Amiga: O quê? Agora, neste exato momento?
Menina: Sim, sim. Às vezes podemos enganar a nossa mãe, mas a Deus não. Ele vê e sabe de tudo. Sabe até o que você está pensando.
O menino larga tudo na hora e olha pra cima com medo.
Menino: Ai, ai , ai...E agora? Ele vai nos destruir!
(O menino e amiga choram).
Amiga: Deus vai contar pra minha mãe e eu vou apanhar mais ainda... Buááá!
Menina: (pede silêncio) Shhhhh! Quietos! Ainda tem tempo de vocês acertarem isso.
Amiga: O vaso?
Menina: Não o vaso. Vocês estavam fazendo uma coisa muita má e feia. Se vocês pedirem perdão a Deus, Ele vai perdoar vocês!
Menino: Que coisa linda ! Está me dando uma dor aqui dentro.
Amiga: Em mim também. Eu quero pedir perdão a Deus e contar a verdade pra minha mãe.
Menina: Isso é sinal que vocês se arrependeram. Que maravilha! Deus deve estar bem feliz. Vamos orar?
Amigo, amiga: Vamos, vamos! Agora mesmo!
Menina: Repitam comigo: Papai do céu, me perdoe porque eu ia fazer uma coisa muito feia e deixar você e minha mamãe muito triste. Não quero mais mentir. Em nome de Jesus Amém.
Manino: Ai, ai, ai...Como estou leve. Saiu a dor.
Amiga: É verdade. Que coisa boa eu estou sentindo.
Menina: Isso é porque Deus perdoou vocês. Porque vocês se arrependeram e pediram perdão a Ele.
Amiga: Eu vou indo, porque eu quero contar toda a verdade pra minha mãe. Sei que agora Deus está me vendo fazer a coisa certa, e sei que Ele está bem feliz comigo.
(todos saem)
SE VOCÊ QUER RECEBER A JESUS, REPITA ESTA ORAÇÃO AGORA, CRENDO NO SEU CORAÇÃO:
Senhor, eu sei que sou pecador(a) e necessito do teu perdão, arrependo-me Senhor dos meus pecados e peço que me perdoes, como eu perdôo todos os que me prejudicaram e te convido a entrar em meu coração e em minha vida. Eu creio que Jesus Cristo é Filho de Deus que veio entre nós, foi crucificado e ressuscitou. Eu, (diga seu nome), aceito Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador. Eu nego todo envolvimento com outros deuses, ídolos e entidades, e declaro que à partir de agora, sou de Jesus.
Agora, que você recebeu Jesus como o seu Senhor e Salvador, procure uma igreja evangélica mais perto de sua casa, para que você possa ser alimentado(a) e instruido(a) na palavra do Senhor!!!
Vamos fazer da leitura um hábito.
Livros que recomendo para o Ministério Infantil:
101 idéias criativas para professores - David Merkh e Paulo França
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - Hagnos/APEC
Ensinando para Transformar Vidas - Howard Hendricks - Editora Betânia
Manual Prático para o Culto Infantil volume 2 - Rawderson Rangel
Os Princípios do Ensino - Sam Doherty - APEC
Pescadores de Crianças - C.H.Spurgeon - Shedd Publicações
Por que Evangelizar Crianças? - Sam Doherty - APEC
Primeiros Passos - Sam Doherty - APEC
Sete Necessidades Básicas da Criança - John M. Drescher - Editora Mundo Cristão
Um dia Diferente - Vida Nova - Lois Keffe
Vamos refletir:
"A criança precisa mais de exemplos do que de conselhos."
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.