terça-feira, 21 de abril de 2009

O CARÁTER DO PROFESSOR

O que caráter?
Conjunto das qualidades de Cristo que determinam a nossa conduta e atitude.

Algumas qualidades essenciais no caráter do professor
(I tm 4:12-16):
1. Temor a Deus: Os professores, precisam temer a Deus através de uma vida comprometida com a santidade, palavra, oração e nas decisões importantes;
2. Deve ter caráter piedoso,deve ser aprovado(testemunho), fidelidade(I cor4:2;Pv 25:19). Professores infiéis causam dor.
3. Humildade: Não há lugar para os arrogantes e presunçosos. Humildade para ministrar e após a ministrar. Professores orgulhosos perdem o óleo da unção e se tornam carnais(I Pd 5:5)
4. Que queira aprender: Existem pessoas que não querem aprender, pois se acham donas da verdade. Quanto mais eu aprendo, menos eu sei, pois reconheço que mais tenho que esforçar-me para aprender(Pv 15:31-33). A pureza do saber é saber que não sabemos nada do que queremos saber.
5. Flexível: Capacidade de receber correção(Pv 10:17). Se o membro da equipe não pode ser corrigido, não pode melhorar. Todos nós, em algum momento, devemos ser corrigidos.
6. Discípulo: Aquele que procura imitar, aprender e seguir as instruções de seu líder. Os professores da equipe precisam ser discípulos.
7. Fiel ao líder: Existem pessoas extremamente hipócritas e infiéis aos líderes. Falam mal do líder, escondem coisas e não obedecem por trás. Este tipo de pessoa deve ser afastada do departamento infantil. A fidelidade ao líder é fundamental.
Esta fidelidade se estende à toda liderança da igreja.
8. Submissão: Lúcifer se tornou satanás porque foi rebelde. Muitos dizem: “Só obedeço a Deus”. O problema é que muitas vezes esta obediência ocorre do jeito que estas pessoas querem. Deus quer que obedeçamos aos nossos líderes. Algumas coisas que refletem rebelião no meio da equipe devem ser retiradas imediatamente.
9. Responsabilidade: Com horário, trabalho, ministração, jejum, oração, etc. É difícil trabalhar com pessoas indisciplinadas.
10. Dispostas: Prontas para servir a qualquer momento. Pessoas preguiçosas e indispostas não devem fazer parte da equipe.
11. Maturidade: Todas as qualidades citadas anteriormente se resumem neste último ponto: maturidade. A equipe de professores deve ser composta de membros maduros.

Observação: Professores são exemplos, cuidado com o falar e o agir; o que a “tia” fala de bom ou ruim fica para o resto da vida da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário