sábado, 10 de julho de 2010

Comemore o Dia da Pizza



Dia 10 de julho é o dia da Pizza. Essa data é comemorada desde 1985 e foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de pizzas mussarela e marguerita.

Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da pizza.

Em São Paulo, onde o dia da Pizza foi instituído há exatos 20 anos, há cerca de seis mil pizzarias, produzindo 43 milhões de redondas por mês.

Uma adoração que só encontra paralelo em Buenos Aires, Nova Iorque e, obviamente, em Nápoles. Com uma única diferença: aqui ganhamos em diversidade, sem ficar devendo na qualidade.

História da pizza:

A história da pizza começa na Roma de César, a mais de 6.000 anos. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.

A variação das coberturas foi amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou à Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita.

O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.

Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana, os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

O formato da pizza em Nápoles tem o padrão redondo, com 35 cm de diâmetro, mas idéias novas vêm surgindo; novas coberturas e também novos tamanhos e formatos. Em São Paulo, o tamanho da pizza varia de 20 a 45 centímetros e quanto à forma, não se acha somente pizza na forma convencional, redonda, mas também em versões quadradas e retangulares.

As coberturas são diversas: manjericão, aliche, lombo, rúcula, frango com catupiry, mussarela de búfula, quatro queijos, portuguesa, marguerita, escarola, atum, banana com canela, brigadeiro e muitas outras, mas a mais comercializada é a de mussarela. E se a pizza veio de Nápoles, a lingüiça mais famosa foi contribuição de outra região italiana, a Calábria. De sabor forte e inconfundível, a calabreza está sempre ali, entre as mais pedidas.

FONTES:Guia – O Estado de são Paulo – nº 196 – 08/07 a 14/07
Guia dos curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário